Mestrado MCL - Pesquisa

Esse blog foi criado para a troca de informações entre alunos e professores do MCL - Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. A idéia é facilitar o intercâmbio de dados para o desenvolvimento de pesquisas da área.

Sunday, June 26, 2005

Blogs: a informação no centro do palco


O jornalismo está passando por um momento de transformação, onde mudam-se conceitos e formas de produção da notícia em virtude da própria mutação, quase invisível e gradual, por que passa a sociedade em termos de valores éticos e morais. Mediante as novas tecnologias que surgem e se difundem o que pode ser entendido como jornalismo? Para Eduardo Meditsch (1992 ) o jornalismo se sustenta num tripé formado pelas linguagens, pelas tecnologias e pelos modos de conhecimento. Meditsch defende que o jornalismo tem uma ampla importância social no sentido de produzir conhecimento e de torná-lo acessível a todas as pessoas. Dentro desta ótica a Internet encaixa-se perfeitamente. O jornalismo digital, que vem a cada dia ganhando mais adeptos, trabalha com uma linguagem, ainda não bem formatada, que valoriza a fórmula da informação - pílula, fácil de ler e para ser consumida rapidamente, onde o que realmente importa são os fatos e a velocidade com que eles são disponibilizados. Na era do jornalismo on-line a mídia sincroniza os tempos e permite que se tenha a ilusão de um tempo real que não pode ser apreendido.
Juremir Machado da Silva (2000) destaca que o jornalista precisa, antes de todos, estar preparado para a Internet. "Se conseguir tornar-se o grande mediador que sempre foi, o jornalista retomará, em outro suporte, o papel de iluminador, que dá visibilidade ao outro, ao escolhido, e recolhe os benefícios do esclarecimento" (p.34)
Os blogs ( espécie de diários on-line sobre diversos temas) neste sentido levam a um novo tipo de jornalismo, onde o mais importante não é como a matéria foi feita, se foi um repórter que apurou os dados diretamente com a fonte, se é uma cópia do que os demais veículos publicaram... O que importa é a informação, esta escrita de forma sintética, quase como uma crônica, onde os seus responsáveis assumem posições e lançam mão da ironia, do texto poético e de todos os recursos técnicos para transmitir da forma mais eficaz possível esta informação. A notícia baseada na fórmula da pirâmide invertida, ou seja, o mais importante em primeiro lugar, não é abandonada completamente, mas os dados essenciais da informação são transmitidos sem que seja necessária uma ordem, uma hierarquia de valores. A palavra- chave nos blogs de jornalismo é a instantaneidade, é propiciar ao leitor-ator-internauta ( leitor de jornal, ator da notícia e internauta por usar o suporte da internet) uma espécie de liberdade para interpretar e, acima de tudo, se posicionar sobre os fatos apresentados e atualizados de forma tão rápida quanto os frames das próprias páginas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home